telefone png11 98697-7412


Olá, seja bem vindo (a)!

Fibras Alimentares – Substâncias de função reguladora

As fibras alimentares podem ser definidas como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Ou seja, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino.

As fibras alimentares não fornecem nutrientes para o organismo, entretanto é um elemento essencial na dieta. As fibras, que formam o esqueleto dos vegetais, consistem de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir.

As fibras são classificadas como solúveis e insolúveis conforme sua solubilidade em água.

Fibras Solúveis – incluem a maior parte das pectinas, gomas, mucilagens e certas hemiceluloses, sendo encontradas principalmente nos legumes, aveia, leguminosas e frutas, particularmente as cítricas e a maçã. Elas formam géis em contato com a água, aumentando a viscosidade dos alimentos parcialmente digeridos no estômago.

Fibras Insolúveis – incluem as celuloses, algumas pectinas, grande parte das hemiceluloses e a lignina, presentes nos derivados de grãos inteiros, como os farelos, e também nas verduras. Essas fibras permanecem intactas durante todo o trato gastrointestinal.

fibra_alimentar

Parceiro

Parceiro Brazilian Martial Arts Team
Facebook Linkedin Blog